• Colégio Vicare

Informações Importantes 2021

O anseio social pela melhoria da qualidade de ensino de Hidrolândia-Goiás fez com que o Colégio VICARE fosse fundado no final de 2015.

A união de profissionais de excelência com o apoio de parceiros pedagógicos, da comunidade, dos pais, dos corpos docente e discente e dos funcionários em geral, oportunizou a estruturação da nossa equipe e vislumbrou a possibilidade de trazer a Hidrolândia o melhor e mais qualificado processo de ensino-aprendizagem construtivista. Enfim, unidos cumprimos nossa missão: formar gênios para o futuro!

A seguir, temos informações importantes acerca da estruturação e código de condutas do Colégio VICARE. Leiam-nas com atenção e assinem o visto de ciente na última página. Lembramos-lhes que as normas e regras existem para que toda a comunidade escolar conviva em harmonia. Zelamos para que os direitos de todos sejam resguardados e contamos com a observância a todos os deveres.


"A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

Nelson Mandela


SEGMENTOS E TURMAS

Educação Infantil:

Garden – 1 a 2 anos

Tots - 3 anos

Kids I - 4 anos

Kids II - 5 anos


Fundamental I

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano


Fundamental II

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano


Horário de aula

Matutino

Educação Infantil: 07:00h às 11:15h

Fundamental I: 07:00h às 11:15h

Fundamental II: 07:00h às 11:15 / 12:00h


Vespertino

Educação Infantil: 13:00h às 17:15h

Fundamental I: 13:00h às 17:15h

Fundamental II: -


Tolerância de Atraso: 15 minutos



CARTEIRINHA ESCOLAR

A carteirinha escolar é um documento indispensável para a entrada e a saída do aluno no Colégio, tanto para as atividades curriculares, bem como extracurriculares. A presença do aluno, no Espaço Educacional, só é computada por meio da apresentação da mesma, na recepção. Não sendo permitida, outrossim, sua entrada. Em caso de extravio, será cobrada para a confecção da segunda via o valor de R$ 35,00.


UNIFORMIZAÇÃO

O uso do uniforme, composto por camiseta, bermuda e/ou calça e jaqueta é obrigatório em todas as atividades do colégio, sejam elas curriculares ou extracurriculares, para alunos e não alunos.

Para os alunos de dança, teremos uniformes personalizados que deverão ser adquiridos na Secretaria.

Não serão permitidos chinelos, rasteirinhas e sandálias de salto ou plataforma.

Em dias de eventos internos (Festa da Família, Mostra Cultura e Apresentações), haverá informações específicas acerca do tipo de roupa, que as crianças deverão usar.


SAÍDA DOS ALUNOS

Os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I e II serão rigorosamente entregues aos pais ou responsáveis, na recepção do Colégio, até 15 minutos após o término das aulas (11h30min, 12h15min e 17h30min).

OBS: Caso o aluno esteja desacompanhado, os pais ou responsáveis deverão autorizar, por escrito, por meio do Termo de Autorização de Saída, junto à Coordenação Pedagógica.


COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

Recados Via Aplicativo

Os recados gerais do Colégio são enviados para as famílias por meio do aplicativo VICARE, pelo qual comunicaremos aos pais ou responsáveis, assuntos pertinentes ao desenvolvimento dos alunos.


Agenda Escolar

A Agenda Escolar é o instrumento de comunicação diária entre o colégio e a família. É fundamental que os pais verifiquem as anotações da agenda diariamente, tanto na página da data do dia, quanto na parte inicial (Comunicação Educadores-Pais), visando acompanhar, diariamente, os recados específicos da turma, as datas de provas, a rotina de tarefas de casa e qualquer outra anotação específica sobre a conduta da criança. Os pais também devem utilizar a agenda para comunicar aos professores quaisquer eventualidades e dúvidas do dia.


Rodízio de Livros Literários

Semanalmente os alunos levam para casa um livro literário para que tenham um momento de leitura por prazer. A família deve ler o livro com os filhos, no caso das crianças pequenas, e estimular a leitura, no caso das crianças maiores.


Dia do Brinquedo 

Todas as sextas-feiras as crianças, da Educação Infantil e Fundamental I, têm permissão para trazer um brinquedo de casa. Não são permitidos brinquedos eletrônicos, motorizados, pontiagudos, associados à violência, bem como brinquedos de alto valor, patins e skate. 


Comunicação no Início da Aula

A aula começa pontualmente, por isso os pais não devem dar recados ou conversar com professores na porta do Colégio ou da sala de aula. Caso a família precise solucionar dúvidas ou dar recados breves no início da aula, a Coordenação estará disponível para atendimento.


CONDUTAS EVENTUAIS

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências"

Pablo Neruda

Atrasos

As aulas começam pontualmente. Se a criança se atrasar, ela perderá rotinas e informações importantes, que acontecem no início da aula. Alunos do Fundamental II, que chegarem após o tempo de tolerância, aguardarão o início da segunda aula para entrarem em sala de aula.

Em caso de atrasos superiores a 15 minutos, a criança tem o direito de entrar em sala de aula, mediante anotação em sua agenda escolar, por, no máximo 2 vezes ao longo do semestre. Nesta situação, os pais ou responsáveis devem apresentar a agenda na recepção da escola, onde a secretária anotará o registro. A partir do terceiro atraso extraordinário, a criança não terá o direito de assistir a aula.

Excepcionalmente, casos de doença deverão ser justificados com atestado médico.


Liberação Fora do Horário

Caso a criança precise ser liberada antes do término da aula, é necessário que a família entre em contato com o Colégio, mediante agenda ou telefonema. Ressaltamos que, o último horário de aula é um momento muito importante para finalizar os conteúdos do dia, bem como, garantir que todos os recados sejam concluídos. Evitem buscar as crianças antecipadamente.


Autorização para Outro Responsável Buscar as Crianças

Na Agenda Escolar há uma página destinada ao registro das pessoas que possam buscar a criança. Preencham-na com o nome, número dos documentos e telefones.

Caso outro adulto, que não estiver mencionado na guia de autorização, precisar buscar a criança, seja ao término da aula ou de atividade extracurricular, é necessário que a família entre em contato com o Colégio, mediante agenda ou telefonema para formalizar a liberação.


Crianças Doentes

Crianças que não se encontram bem de saúde (febres, resfriados, gripes, conjuntivites, viroses etc.) não podem permanecer no Colégio, pois necessitam de cuidados e descanso para uma recuperação adequada.

Caso percebamos ocorrência de febre, conjuntivite ou quaisquer outras ocorrências de saúde, que impeçam o aluno de participar ativamente da aula, bem como qualquer tipo de acidente escolar, entraremos em contato com a família para que venha buscar a criança. Por isso, é fundamental que os dados cadastrais dos pais e responsáveis estejam sempre atualizados junto à secretaria do Colégio.

O Colégio não administra nenhum tipo de medicamento aos alunos, salvo aqueles que tiverem recomendações especiais e que forem liberados junto a Coordenação.


Aniversários

As comemorações festivas de aniversário serão permitidas desde que, autorizadas pela Equipe Gestora e estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Colégio.


REUNIÕES PEDAGÓGICAS E EVENTOS ESCOLARES

O Colégio convoca as famílias para reuniões pedagógicas e eventos escolares ao longo do ano letivo. São eles:


Reuniões Pedagógicas Eventuais

Acontecem quando a família ou a coordenação desejam discutir o andamento acadêmico ou comportamental de uma criança. Devem ser agendadas previamente, na recepção do Colégio.


Reuniões Pedagógicas de Turmas

Bimestralmente, as famílias recebem por meio de nosso aplicativo o boletim escolar de seu filho. Reserva-se, então, o dia para os pais conversarem individualmente com os professores sobre o desenvolvimento da criança no Colégio. As datas são comunicadas com antecedência pela Coordenação.


EVENTOS DO COLÉGIO VICARE

São eventos com a participação da família. As datas e horários são enviados com antecedência para que todos possam se organizar e prestigiar as crianças.


  • Dia dos pais / mães;

  • Festa Junina;

  • Formatura

  • Mostra Cultural;

  • Centro de estudos

  • Passeio Ciclístico;

  • JIV jogos internos

“Se ensinarmos Meditação a crianças até 8 anos de idade, evitaríamos a violência por uma geração”.

Dalai Lama


NÃO É PERMITIDO:

  • A comercialização de quaisquer tipos de produtos dentro das dependências do Colégio, exceto materiais pedagógicos autorizados pela Equipe Diretiva;

  • Que crianças portem joias e celulares, bem como quaisquer tipos de objetos de valor. O Colégio não se responsabiliza por pertences dos alunos;

  • Que crianças usem telefones celulares;

  • A entrada de animais de estimação;

  • Que crianças comprem quaisquer alimentos ou objetos vendidos na porta do Colégio sem a autorização de pais ou responsáveis.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS:

  • Preencher todos os dados requisitados nesta agenda;

  • Atualizar dados cadastrais junto à secretaria sempre que houver mudanças de endereço, telefone ou e-mail;

  • Apresentar à secretaria os documentos relativos à guarda compartilhada da criança, em caso de pais divorciados;

  • Verificar diariamente se a criança está com todo o material necessário para o dia de estudos (trabalhos, tarefas, livros, cadernos e artigos especiais, como objetos, roupas acessórios e lanche previamente requisitados);

  • O Colégio não realiza telefonemas para as famílias informando sobre materiais e artigos esquecidos.

MEDITAÇÃO NA ESCOLA

A partir do ano letivo de 2017, de forma pioneira, a Meditação fará parte do currículo escolar do Colégio VICARE. Experiências baseadas em observações cientificas, têm demonstrado a importância do ensino e prática de técnicas de Meditação no desenvolvimento de crianças, mesmo em idades prematuras. Elas vão se dando conta do que acontece à sua volta, no seu corpo, nas suas emoções e nos seus pensamentos. Melhoram sua memória e concentração; diminui a impulsividade, aumentando o autocontrole; potencializa a empatia e a compreensão dos demais e desenvolvem habilidades naturais na resolução de conflitos. Inclusive a saúde melhora. Valores como a compaixão, a generosidade, o altruísmo se desenvolvem com mais força e, finalmente, se formam crianças mais felizes e seguras de si mesmas. 


PARTICULARIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Espaço Garden

Foi construído especialmente para receber crianças de 1 e 2 anos de idade. É um lugar aconchegante, com banheiro preparado para troca de fraldas (fraldário) e banho, sala ventilada e brinquedos especiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e a interação social das crianças.


Adaptação

As crianças de 1 e 2 anos passam por um processo de adaptação no início do ano letivo. É um tempo que exige das famílias tranquilidade e segurança quanto a nova rotina.


Inglês

A língua estrangeira faz parte do dia a dia das crianças, seja na rotina ou em momentos específicos. A aprendizagem se pauta na ludicidade, na naturalidade da língua estrangeira em sala de aula e no desenvolvimento das habilidades de escuta e fala dos alunos.


Processo Avaliativo

Os objetivos mais amplos da Educação Infantil são a socialização, a autonomia, o desenvolvimento da psicomotricidade e o preparo para a alfabetização, que ocorre no 1° ano do Ensino Fundamental I. A partir destes objetivos e dos parâmetros nacionais para a Educação Infantil, constroem-se as metas anuais, que cada criança deve alcançar.


PARTICULARIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL


O espaço do Ensino Fundamental foi planejado para receber crianças de 6 a 10 anos de idade, com salas climatizadas e multimídia.



Inglês

A aprendizagem da língua estrangeira no Ensino Fundamental perpassa as quatro habilidades de comunicação: escutar, falar, ler e escrever.


Processo Avaliativo

O processo avaliativo no Colégio VICARE é amplo e contínuo de caráter formativo e qualitativo. É composto por vários instrumentos (tarefas específicas, trabalhos, apresentações orais, provas, auto avaliação).

Ao término de cada bimestre, o aluno obtém a média de cada disciplina a partir da composição das notas atribuídas aos diversos instrumentos. A média mínima anual exigida é de 7 (sete) pontos, conforme a fórmula:


Média Anual = Média 1° bim + Média 2° bim + Média 3° bim + Média 4°bim /4


  • Uma vez no Colégio, o aluno deve participar de todas as atividades propostas para o dia.


Livros Didáticos

  • Os livros didáticos devem ser adquiridos, etiquetados e encapados antes do início das aulas;

  • Todos os alunos devem ter os livros em mãos até o fim da primeira semana de aula;

  • O Colégio não providencia cópias, parciais ou totais, de livros;

  • A partir da segunda semana de aula, a criança, que não possuir os materiais didáticos, pode ter seu rendimento prejudicado.


Provas de Segunda Chamada

O aluno que perder provas nos dias previamente agendados pode fazê-las no dia da segunda chamada. A data é informada com antecedência, em recado na agenda e aplicativo. A família deve procurar a recepção do Colégio para fazer o requerimento de segunda chamada, mediante pagamento da taxa de R$45,00 (quarenta e cinco reais) por prova. A isenção da taxa ocorre apenas quando da apresentação de atestado médico.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

062 3553-3668

Logotipo_transparente_web.png

©2020 por Colégio Vicare. Orgulhosamente criado pela Good Comunicação